Page 86 - Seguindo os Passos do Sucesso
P. 86
João tocava os negócios de maneira séria, mas Com serviço de som, anunciavam o que tinham
não perdia uma chance de tirar uma brincadeira. para vender. Eles levavam sempre a mesma
Logo que foi inaugurada a Matriz em Teresina, mercadoria: a carrada podia ser de geladeira,
um certo dia, a telefonista havia saído e Seu máquina de costura ou bicicleta, não importava.
João atendeu ao telefone em seu escritório. Eles vendiam tudo, por oferecer condições aos
“É o coronel Barata”, disse a voz do outro lado clientes que podiam pagar em até vinte vezes
da linha. Como João Claudino era novo na e por isso faziam festa quando o carro do
cidade e não o conhecia, pensou tratar-se de Paraíba chegava. A forma do crediário era outra
uma brincadeira. “Pode falar. Aqui é o major novidade - exclusivo do Paraíba, sem depender
Detefon!”, respondeu. Depois ele teve que se dos juros bancários.
explicar e pedir desculpas.
As raízes dessa maneira de comercializar
O gabinete dele na capital piauiense foi um dos persistem até hoje, com a venda direta ao
primeiros ambientes climatizados das lojas do consumidor: uma rede de representantes do
Armazém Paraíba e, desde então, passou a ser catálogo “Uma loja em sua casa” atinge mais
chamado pelos funcionários de “geladeira”, de 300 cidades brasileiras.
pois é um grande contraste com as elevadas
temperaturas de Teresina, que chegam a mais Os dois irmãos - João e Valdecy Claudino
de 40°C.
- continuaram tocando seus negócios, que
cresciam a cada ano. Valdecy era o homem
Quando a conversa com o chefe se alongava das ideias, o chefe do trabalho. E João gostava
- o que era muito comum, quem estava dentro mesmo era de transformar a ideia em ação.
sofria com o frio e saía de lá esfregando as E sempre excede as expectativas de todos, de
mãos para aquecê-las.
modo especial no que diz respeito a ligar o nome
da empresa à qualidade de seus produtos.
Mesmo morando em Teresina, João Claudino
não se descuidava das lojas do Maranhão e
continuava fazendo suas rondas pelo interior. Para divulgar o nome do Armazém Paraíba,
As mercadorias iam da matriz, na capital por exemplo, ele não media esforços. Desde
piauiense, para as outras cidades. o final da década de 60, ele teve a ideia de lançar
de avião bolas amarelas com a logomarca do
Em Bacabal, a gerência sabia quando o Paraíba por toda a cidade. O avião, pilotado
caminhão chegava de Teresina e montava a pelo Comandante Abdoral, fazia a festa de
equipe para descarregar a mercadoria em crianças, jovens e adultos.
outros carros menores. De lá elas seguiam
para as feiras no interior do Estado. Cada dia As bolas amarelas ficaram famosas e tornaram-
em uma cidade, como Pio XII, Olho D’água das se uma espécie de troféu para quem conseguia
Cunhãs, Viturino Freire, Paulo Ramos e Lago pegá-las e ainda hoje povoa os sonhos e as
da Pedra, dentre outras. lembranças de muita gente.
85 Seguindo os Passos do Sucesso

