Page 105 - Valdecy Claudino (Entrevistado por Douglas Machado)
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molas, uma maquinazinha, antiquada, velha... Eu comprei essas máquinas e comecei
com a fabricazinha de colchão lá em Bacacal. Quando eu estava procurando isso, as
pessoas... “Você vai fazer o quê?”. “Fazer colchão”. “Mas colchão é a coisa mais ruim que
tem”. “Mas o povo precisa dormir, tem que ter colchão, não é?”. Aí ele disse: “É o negócio
pior que tem”. Eu disse: “Mas os outros que fizeram colchão sofreram igual a mim”. Bom,
compramos as máquinas usadas e começamos com colchão em Bacabal. A fábrica não
evoluiu, porque o gerente não tinha muita habilidade para indústria nenhuma, era um
rapaz muito bom, gente boa, direito e sério, preocupado, arrumadinho. Ele ia trabalhar
e levava uma ou duas camisas para trocar durante o dia, porque tinha muita poeira em
Bacabal. Bom, esse rapaz não evoluiu, estava fazendo uma coisa muito antiquada, e eu
acabei com a fabricazinha. Eu passei a comprar de São Paulo, onde eu comprava antes,
na Probel. A Probel é uma fábrica muito antiga no Brasil e, durante muito tempo, ela
liderou esse comércio de colchão. Os grandes hotéis do Brasil, a maioria ou quase todos,
eram feitos com colchão Probel. Hoje, está muito dividido com grande participação da
Socimol, mas, naquele tempo, ela dominava. Eu passei a comprar muito colchão desse
tipo e mandar fazer carroceria adequada para transportar um determinado número
de colchões. Com um tipo de equipamento de amarrar, também apropriado. Então,
funcionou bem. Para poder ir uma quantidade maior, ter um aproveitamento maior.
Nesse tempo, já começava a ter carrocerias maiores. O Brasil progrediu muito. Quando
eu estava comprando, em 1972, uma carreta fechada, eu tomei conhecimento que, nos
primeiros caminhões, na década de 1950, vinha o kit dos Estados Unidos da carroceria
aberta. Hoje, toda cidadezinha está deixando de fazer, porque em todo canto tem
carroceria, não é? Pois, naquele tempo, a primeira, da “Fourhalfs”, vinha o kit, até os
parafusos, vinha tudo, dos Estados Unidos. Era uma carroceria muito boa, porque tem
carroceria lá que é bem antiga. Então, já tinha condição de fazer uma carroceria própria
para transportar uma quantidade grande de colchão.... uma evolução!
O senhor falou dos primeiros anos do Armazém Paraíba e do rápido crescimento no
Maranhão. Com relação aos primeiros anos do Paraíba em Teresina, no Piauí, vocês
tiveram a mesma velocidade de Bacabal?
Não, não foi a mesma velocidade, porque nós fomos para uma cidade (Bacabal) que
parecia um garimpo naquela época, entendeu? As cidades principais do Piauí, como
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